Notícias

Imprimir
PDF

VIOLÊNCIA SEXUAL Índia é sequestrada e estuprada no Cantá

Escrito por admin on .

Fonte Jornal Folha de Boa Vista

AMILCAR JÚNIOR
Editoria de Polícia

05_30_2014Uma estudante indígena de 19 anos, da etnia Yekuana, alega que foi estuprada por dois homens, na noite de anteontem, em um barraco de madeira na vila Vintém, a aproximadamente cinco quilômetros da Capital pela BR-401, no Município do Cantá, depois da ponte dos Macuxi.

A estudante contou em depoimento à polícia que estava no Centro quando recebeu a ligação de uma amiga, moradora do bairro 13 de Setembro, zona Sul. Ela então foi até a casa da outra e, chegando lá, foi surpreendida por dois homens já encapuzados, escondidos atrás da casa.

Imprimir
PDF

Desocupação de terras em área indígena Yanomami continua neste sábado (31), em Roraima

Escrito por admin on .

Imprimir
PDF

Indígenas lançam campanha contra mineração e construção de hidrelétricas

Escrito por admin on .

05_28_2014Cerca de 200 participantes do Seminário sobre Mineração e Hidrelétricas em terras indígenas aprovaram a realização de uma campanha abrangendo Brasil, Venezuela e Guiana para impedir a construção de barragens. O seminário começou na última terça-feira, dia 20, e foi encerrado ontem, dia 23, na aldeia Tabalascada, município de Cantá, localizado a cerca de 30 quilômetros de Boa Vista. Os participantes aprovaram também um documento pontuando as principais razões pelas quais rejeitam a construção de barragens e mineração em suas terras.

A falta de esclarecimento sobre os impactos ao meio ambiente e às comunidades é a razão principal pela qual os indígenas rejeitam a construção de hidrelétricas em suas terras. “Nós sabemos que parte da nossa terra poderá ser inundada, que vai alagar parte da floresta e matar os animais. Nós não queremos destruição nas nossas aldeias”, disse o líder indígena Davi Kopenawa, referindo-se à construção da hidrelétrica do Paredão, prevista pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, para ser construída no Rio Mucajaí.
Imprimir
PDF

Ato Comemorativo de saída dos fazendeiros da Terra Indígena Yanomami da região do Ajarani.

Escrito por admin on .

thumb_davifiona

Comemoração


Davi Kopenawa Yanomami, presidente da Hutukara Associação Yanomami, será o anfitrião da programação do Ato Comemorativo de saída dos fazendeiros da Terra Indígena Yanomami da região do Ajarani. A celebração acontece sábado, na Comunidade Serrinha - Perimetral Norte, Município de Caracaraí, logo após a Vila São José.

Imprimir
PDF

Seminário sobre Mineração e Hidrelétricas em Terras Indígenas

Escrito por admin on .

Declaração da Tabalascada

Doc Original


Nós, lideranças indígenas Macuxi, Wapichana, Ingaricó, Ye’kuana, Yanomami do Brasil, lideranças indígenasArauak, Wapichana, Akawaioda Guiana Inglesa, e lideranças indígenasYe’kuana, Uwottuja, Yanomami, Yabarana e Baré da Venezuela, juntamente com nossas organizações indígenas Conselho Indígena de Roraima – CIR, Hutukara Associação Yanomami – HAY, Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos – APITSM, Conselho do Povo Ingaricó – COPING, Organização Regional dos Povos Indígenasdo Amazonas – ORPIA e organizações aliadas como o Instituto Socioambiental – ISA e Conselho Indigenista Missionário – CIMI, e demais convidados, reunidos no Seminário sobre Mineração e Hidrelétricas em Terras Indígenas realizado nos dias 20 a 22 de maio de 2014 na Comunidade Indígena Tabalascada, região Serra da Lua, Roraima – Brasil, afirmamos que a Mineração e Hidrelétricas atingem a vida dos povos indígenas e Mineração e Hidrelétricas andam juntas! Sem hidrelétricas não tem mineração.
radiotower

Expansão da rede de comunicação dos Yanomami por radiofonia

O projeto tem como meta ampliar a rede de aldeias yanomami interligadas pela comunicação via radiofonia. Atualmente fazem parte desta rede 17 comunidades localizadas na Terra Indígena Yanomami mais a sede da HAY localizada em Boa Vista. A meta deste projeto é ampliar para 87 o número de comunidades, o que corresponde a 32% do total de comunidades yanomami no Brasil (257). Leia Mais ∴