Notícias

Imprimir
PDF

Sabará: Acidente em mineradora mata dois funcionários da Anglo Gold

Escrito por admin on .

Segundo as informações iniciais do Corpo de Bombeiros, vítimas estavam a cerca de 500 metros de altura quando gaiola que os suportava despencou no chão; outros dois funcionários ficaram gravemente feridos

Fonte: http://www.otempo.com.br/cidades/acidente-em-mineradora-mata-dois-funcion%C3%A1rios-da-anglo-gold-1.811017

mina_cuiaba

 

PUBLICADO EM 20/03/14 - 18h01
Jhonny Cazetta
Bruna Carmona

Imprimir
PDF

Dossiê: mineração afeta 32 cidades no RJ e MG

Escrito por admin on .

Fonte: http://www.canalibase.org.br/dossie-revela-destruicao-socioambiental-no-rio-e-em-minas/

Do Canal Ibase

Pelo menos trinta e duas cidades brasileiras já foram atingidas pelo projeto Minas-Rio, um dos maiores empreendimentos minerários do mundo. Ele começa com a extração


ac_placa

Casa destruída em frente à placa da LLX/Foto: Camila Nobrega

de minério na cidade Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, corta dezenas de municípios por onde passa um mineroduto e termina no Porto do Açu, empreitada do polêmico empresário Eike Batista, em São João da Barra, no Rio de Janeiro. Diante de um quadro aterrador, um  dossiê inédito elaborado por entidades da sociedade civil reúne informações que dão a dimensão de como os territórios estão sendo devastados social e ambientalmente. A indignação de povos dos dois estados foi transformada em união e combustível para a resistência.

Imprimir
PDF

FBV TERRA INDÍGENA YANOMAMI: Procuradores asseguram atuação da Funai para a retirada de não índios

Escrito por admin on .


A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou, na Justiça, a legalidade da atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai) contra a ocupação indevida de não índios na Terra Indígena Yanomami. A decisão seguiu defesa dos procuradores e levou em conta o Parecer da AGU 594/2013, que analisou a possibilidade de adoção de medidas administrativas para a proteção de área tradicionalmente ocupada, bem como os requisitos necessários à legitimidade das ações de desocupação.

O Parecer 594/2013/PF-RR/PGF/AGU, aprovado pelo Despacho 1191/2013/PFE-Funai-PGF/AGU-GAB, foi elaborado pela Advocacia-Geral em conjunto com a Procuradoria-Geral Federal, Procuradoria Federal Especializada junto à Fundação (PFE/Funai) e a Procuradoria Federal em Roraima (PF/RR).
Imprimir
PDF

David Beckhan visita a Terra Yanomami

Escrito por admin on .

Veja também - globoesporte: David Beckham visita a maior área indígena do Brasil, reserva Yanomami

Survival International: David Beckham meets ‘Dalai Lama of the Rainforest’ 26 March 2014

FBV: David Beckham visita Davi Kopenawa

Visita do David Beckhan a Região da Missão Catrimani na Terra Indígena Yanomami nos dias 15 e 16 de março de 2014, o David Beckhan foi convidado por Davi Koopenawa Yanomami, Presidente da Hutukara, para visitar a TIY e conhecer seus diversos problemas e a cultura Yanomami.

Crédito das fotos : NENZINHO SOARES.

thumb_21_3

 

Imprimir
PDF

FBV: Indígenas do projeto Cruviana vão a Mato Grosso conhecer mini hidrelétricas

Escrito por admin on .

Uma comitiva de oito lideranças indígenas viajou nesta madrugada para o estado de Mato Grosso para conhecer impactos e características de mini hidrelétricas existente naquele Estado.

A visita faz parte do calendário trimestral de 2014 do Projeto Cruviana, onde vai possibilitar as lideranças indígenas de conhecer os impactos de usinas com potência entre 100 e 1.000 KW, existentes em quatro municípios do estado de Mato Grosso.

A visita servirá também para ampliar o debate sobre as diversas fontes de geração de energia elétrica da região mato-grossense.  
radiotower

Expansão da rede de comunicação dos Yanomami por radiofonia

O projeto tem como meta ampliar a rede de aldeias yanomami interligadas pela comunicação via radiofonia. Atualmente fazem parte desta rede 17 comunidades localizadas na Terra Indígena Yanomami mais a sede da HAY localizada em Boa Vista. A meta deste projeto é ampliar para 87 o número de comunidades, o que corresponde a 32% do total de comunidades yanomami no Brasil (257). Leia Mais ∴