Notícias

Imprimir
PDF

Corruption is killing the Yanomami

Escrito por admin on .

Doc

By Leão Serva

Folha de São Paulo, May 12, 2014 http://www1.folha.uol.com.br/colunas/leaoserva/2014/05/1452918-a-improbidade-que-mata-os-ianomamis.shtml

While the Truth Commission on the military dictatorship opens its analysis of the near-genocide of the Yanomami in the 1970s (when the Northern Perimeter Highway was built) and 1980s (with the massive gold rush), another investigation is looking into new figures indicating increasing deaths among these Indians.

The Yanomami, living in the far north of the country, are once again afflicted with high rates of mortality, victims of one or another disease typical of contemporary society—such as administrative incompetence and, perhaps, corruption, as the Public Ministry suspects.

Imprimir
PDF

NOTA DA HUTUKARA SOBRE A PRISÃO DE FUNCIONÁRIO YANOMAMI DA SESAI

Escrito por admin on .

Nota em (DOC)

Em relação à prisão do funcionário Yanomami da SESAI/MS – Secretaria Especial de Saúde Indígena, preso por acusação de estupro, temos a informar que a Hutukara espera que o crime seja devidamente investigado e se for comprovada a culpa que seja punido, garantida pelo estado a integridade física do acusado.

Imprimir
PDF

“Sou financiado sim pela mineração”, admite relator de marco regulatório

Escrito por admin on .

05_13_2014

Em dezembro de 2013, durante reunião de comissão, deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG) afirmou que defende os interesses do setor e o parlamentar é acusado por entidades civis por quebra de decoro. Para jurista, “ele deve ser impedido de exercer tal função”

Por Igor Carvalho
Fonte: http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/05/relator-marco-da-mineracao-sou-financiado-sim-pela-mineracao/


O relator do Marco Regulatório da Mineração, o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG), afirmou, em dezembro de 2013, que é financiado pelo setor mineral e que o defende. “Quero dizer a todos os representantes e ambientalistas que eu sou parlamentar, sou financiado sim pela mineração, legalmente”, afirmou. A fala do deputado foi dita em uma audiência pública promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados (veja o vídeo no final da matéria).
Imprimir
PDF

Empresa ligada a Jucá é autorizada pela União a pesquisar minérios em Roraima

Escrito por admin on .

minerao-Juc

Fonte: Combate Racismo Ambiental, 13/04/2014
Élissan Paula Rodrigues, Editoria de Política, Folha de Boa Vista

O Conselho de Defesa Nacional, órgão consultivo da presidente Dilma Rousseff (PT) em assuntos relacionados à soberania nacional e à defesa do Estado democrático, publicou no dia 24 de fevereiro, no Diário Oficial da União, uma autorização prévia para que uma empresa ligada ao senador Romero Jucá (PMDB) possa pesquisar minérios em Roraima.

A empresa Boa Vista Mineração Ltda, que tem como cotista Marina de Holanda Menezes Jucá Marques, filha do parlamentar, poderá pesquisar ouro e basalto em 14 áreas diferentes do Estado. São 110.540,79 hectares divididos nos municípios de Amajari, Bonfim, Boa Vista e Cantá, inclusive na faixa de fronteira do Estado. Romero Jucá é autor do projeto de lei 1610/1996, que prevê a regulamentação da mineração em terras indígenas e que ainda está sob análise do Congresso Nacional.

radiotower

Expansão da rede de comunicação dos Yanomami por radiofonia

O projeto tem como meta ampliar a rede de aldeias yanomami interligadas pela comunicação via radiofonia. Atualmente fazem parte desta rede 17 comunidades localizadas na Terra Indígena Yanomami mais a sede da HAY localizada em Boa Vista. A meta deste projeto é ampliar para 87 o número de comunidades, o que corresponde a 32% do total de comunidades yanomami no Brasil (257). Leia Mais ∴