Notícias

Imprimir
PDF

Índios denunciam surto de malária

Escrito por admin on .

malaria_2014CYNEIDA CORREIA
Editoria de Cidade

A Hutukara Associação Yanomami denunciou aumento no número de casos de malária entre os yanomami nos últimos 10 anos, apesar do aumento dos gastos do Governo Federal com a saúde indígena. Segundo informações da entidade, o investimento aumentou seis vezes, mas, no mesmo período, a incidência de malária subiu de 41,8 por mil habitantes para 70,6.

A entidade denuncia custos com aviões para transportar doentes da Terra Indígena para Boa Vista. Em 2013, R$ 21 milhões foram para a conta de duas empresas de aviação, exatamente metade dos R$ 42 milhões despendidos pelo Ministério da Saúde em ações na área yanomami.

A reserva yanomami ocupa uma área de 9.664.975 hectares em Roraima e no Amazonas. A população é de aproximadamente 20 mil índios, divididos em 228 comunidades.
Imprimir
PDF

Seminário Rio Negro de Educação Indígena: Primeiro Dia

Escrito por admin on .

Casa dos Saberes é o espaço de discussão e debates sobre a Educação Escolar Indígena do Rio Negro. Mais de 300 participantes foram registrados no primeiro dia do evento.

seminario_edu_2014_

Iniciou hoje, 2/6/14, na Maloca Casa dos Saberes da FOIRN em São Gabriel da Cachoeira o seminário Rio Negro de Educação Indígena. O evento reúne participantes dos seminários autônomos de educação realizados desde o ano passado nas cinco sub-regionais da FOIRN. Estes seminários vêm discutindo e sistematizando os contextos, demandas locais e dados sobre a educação indígena do Rio Negro. Fruto de uma iniciativa conjunta entre FOIRN, FUNAI, ISA e as comunidades, estes seminários levantaram importantes informações sobre a realidade da educação indígena e sua etapa regional reuniu hoje mais de 300 participantes.

A abertura contou com a palestra de André Fernando, liderança Baniwa, onde a distância entre a lei vigente e a prática do dia a dia foi evidenciada. Este ponto foi marcado por vários relatos ao longo do dia e resume um dos grandes problemas apontados, a falta de implementação de direitos garantidos por constituição, lei de diretrizes e bases e resoluções como a 03/1996. Se não faltam leis, falta ação.

Imprimir
PDF

Segundo Comunicado de la Coordinadora de Organizaciones Indígenas de la Amazonía Venezolana (COIAM)

Escrito por admin on .

coiam

Comunicado (doc)

Comunicado (pdf)

Mediante el cual se fija posición sobre la aprobación del Decreto Presidencial N° 841 que crea una Comisión Presidencial para Promover y Desarrollar la Actividad Minera en la Región Guayana.

La Comisión está presidida por la recién designada Ministra de Estado para la Región Guayana, Nicia Maldonado, anterior Ministra de Pueblos Indígenas.

Debido a lo grave de la situación las organizaciones han emitido este comunicado:

Imprimir
PDF

HUTUKARA REALIZA ENCONTRO REGIONAL DA REGIÃO DO HAKOMA

Escrito por admin on .


Fotos de MORZANIEL IRAMARI


Documento original (doc)

A Hutukara Associação Yanomami realizou nos dias 15, 16, 17 e 18 de Maio, na região do Hakoma, o seu XX Encontro Regional de 2014. Foi a primeira vez que a Hutukara realizou uma atividade no Hakoma, e pode levantar importantes informações sobre a situação dos Yanomami da região.

O encontro aconteceu na maloca da antiga Tihisipora, e participaram do encontro representantes de todas as 13 comunidades atuais, a saber: Wathou, Werithou, Yawariomapë, Mrakaunahipi, Cachoeira, Masipe, Yaruxetha, Wërëmo, Apiahi, Krɨpisipi, Aiãmõpi, Yaritopi, Ixaropi.

No primeiro dia do encontro além da cerimônia de chegada, foi exibido o filme “os curadores da floresta” do cineasta Morzaniel Yanomami, registro do encontro de xamãs realizado na comunidade Watorikɨ em 2012, e resultado de uma das mais importantes linhas de trabalho da Hutukara, que é a valorização e a divulgação da cultura yanomami.

radiotower

Expansão da rede de comunicação dos Yanomami por radiofonia

O projeto tem como meta ampliar a rede de aldeias yanomami interligadas pela comunicação via radiofonia. Atualmente fazem parte desta rede 17 comunidades localizadas na Terra Indígena Yanomami mais a sede da HAY localizada em Boa Vista. A meta deste projeto é ampliar para 87 o número de comunidades, o que corresponde a 32% do total de comunidades yanomami no Brasil (257). Leia Mais ∴