Notícias

Imprimir
PDF

HUTUKARA E APYB SOLICITAM AO MINISTRO DA SAÚDE A INDICAÇÃO DE JOÃO BATISTA CATALANO PARA A COORDENAÇÃO DO DSEI-YANOMAMI E YE´KUANA

Escrito por admin on .

CARTA/HAY Nº. 003/14                                                            Boa Vista – RR, 13 de março de 2014.

Para: Ministério da Saúde
ILMO: Sr. Artur Chioro

Assunto: Crise na saúde Yanomami e Ye’kuana e nomeação do funcionário público federal JOÃO BATISTA CATALLANO, SIAPE 1223505 para o cargo de Coordenador do Distrito de Saúde Indígena DSEI – Yanomami e Ye’kuana/SESAI/MS.

 

Prezado Ministro da Saúde Artur Chioro

Ao cumprimentá-lo, a Hutukara Associação Yanomami vem por meio desta carta solicitar uma audiência para explicar a situação de saúde no DSEI - Yanomami e Ye’kuana neste momento em que a saúde yanomami atravessa uma grande crise como demonstram os dados abaixo:


Mortalidade infantil: de janeiro a agosto de 2013 o índice de mortalidade infantil na TI Yanomami foi de 113,5, segundo dados da própria Sesai, sendo que no ano de 2000 o índice para a área Yanomami era de 49,03 (fonte: Sistema de Informação de Atenção a Saúde Indígena – acessado em 29/04/2010).

Malária: de janeiro a agosto de 2013 foram registrados 70,6 casos em cada mil habitantes da TI Yanomami, sendo que 10 anos antes, em 2003, o índice foi de 41,8 casos por mil habitantes da TI Yanomami (fonte: SIVEP-Malária, DSY: 14/05/2010)

Tratamento de verminose: no segundo trimestre de 2013 apenas 37,5% da população elegível foi tratada contra verminoses, sendo que dez anos antes, no primeiro semestre de 2003, 94,5% da população elegível foi tratada

Imprimir
PDF

Portal Índio é nós - MANIFESTO: ÍNDIO É NÓS

Escrito por admin on .

MANIFESTO: ÍNDIO É NÓS

portalien


Viste o Portal


Índio é nós: não somos um grupo, somos vários. Agimos porque, neste ano do cinquentenário do golpe de 1964, permanecem os ataques às terras e às vidas dos índios no Brasil. Além da realização de projetos hidrelétricos da ditadura militar, como a usina de Belo Monte, assiste-se hoje à ofensiva, com franco apoio dos três Poderes, do agronegócio e dos grandes eventos esportivos contra o meio ambiente, as populações indígenas e as tradicionais.

Normas constitucionais e internacionais vêm sendo flagrantemente desrespeitadas, ignorando a necessidade democrática de consulta às populações interessadas e o cumprimento das condicionantes ambientais, em uma escalada autoritária e plutocrática incompatível com a democracia.

Na escalada dessa ofensiva, ocorreu o inominável “leilão da resistência” para financiar a apropriação de terras pelo agronegócio. Desde o nome, ele quis roubar dos índios até mesmo a posição que ocupam: a de resistir.

Imprimir
PDF

Operação em Terra Indígena de RR retira garimpeiros e desativa 30 balsas

Escrito por admin on .

Ação de combate ao garimpo ilegal tem apoio das Polícias Federal e Militar.

Korekorema está sendo realizada há um mês na Terra Indígena Yanomami.

thumb_g1_03_2014A operação 'Korekorema' realizada há um mês na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, resultou em mais balsas e pista clandestinas desativadas, e garimpeiros retirados. Esta é uma ação conjunta entre a Fundação Nacional do Índio (Funai) e as Polícias Federal e Militar. A denominação 'Korekorema' significa 'panela velha' no idioma Yanomami.

Parte dos materiais apreendidos durante a operação estão na comunidade de Wakais. Entre eles estão, compressores de ar, carotes com combustível e um motor utilizado nas balsas para retirar o minério do fundo do rio. A maioria dos maquinários utilizados na atividade ilegal foram destruídos.

Imprimir
PDF

Blog do Mino EXCLUSIVO: O caixa do cacique Alexandre Padilha

Escrito por admin on .

Por: Mino Pedrosa e Lindauro Gomes

thumb_papa

Um e-mail criado com o nome de " Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. " para fraudar licitação bilionária do Ministério da Saúde deixou rastros com provas irrefutáveis de uma organização criminosa que teve o aval do então ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Foi no escritório de advocacia Jacoby Fernandes e Reolon Advogados e Associados, na península dos ministros, bairro nobre da Capital Federal, que foi formatado um edital dirigido para alugar veículos para a Secretária Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde

 

radiotower

Expansão da rede de comunicação dos Yanomami por radiofonia

O projeto tem como meta ampliar a rede de aldeias yanomami interligadas pela comunicação via radiofonia. Atualmente fazem parte desta rede 17 comunidades localizadas na Terra Indígena Yanomami mais a sede da HAY localizada em Boa Vista. A meta deste projeto é ampliar para 87 o número de comunidades, o que corresponde a 32% do total de comunidades yanomami no Brasil (257). Leia Mais ∴