• Home
  • Notícias
  • Programação da Aula Magna do Semestre 2016.1 da UFRR

Programação da Aula Magna do Semestre 2016.1 da UFRR

Lançamentos dos Livros: A Queda do Céu: palavras de um Xamã, de Davi Kopenawa Yanomami e Encontros: Ailton Krenak, como parte da programação da Aula Magna do Semestre 2016.1 da UFRR.

Convite Lancamento Livro A Queda do Céu

 

Convite Lancamento Encontros Ailton Krenak

Pela primeira vez no Brasil nosso grande líder Yanomami o xamã Davi Kopenawa ministrou aula magna em uma universidade pública.

Sua participação foi um sucesso, a aula magna teve como tema "O Xapiri e a Ciência da Floresta" e foi ministrada ontem (16.05) na Universidade Federal de Roraima sendo transmitida on line para mais de 30 universidades convidadas pela UFRR, assim como para o público em geral.

Slide1

 


Davi Kopenawa Yanomami e os saberes ancestrais na Aula Magna do semestre 2016.1 da Universidade Federal de Roraima com o tema “Os Xapiri e a Ciência da Floresta”  

aula 2                                                                   
                                                                             
Aula Magna na UFRR com o líder Davi Kopenawa

Mais de mil pessoas estiveram no auditório do Centro Amazônico de Fronteira da Universidade Federal de Roraima (UFRR) na noite desta segunda-feira,16, para ouvir e conhecer um pouco da sabedoria milenar pelas falas do Xamã Davi Kopenawa Yanomami, palestrante da Aula Magna do semestre 2016.1.

A Aula Magna iniciada com o ritual do Xamanismo (Xapirimu) pelo Xamã Levy Yanomami simbolizou a sabedoria e espírito ancestral no palco da academia universitária. Em um momento único e histórico para a academia brasileira, Davi Kopenawa narrou o processo de relação espiritual da natureza e o homem, deixando registrado o jeito simples dessa relação que vem do respeito, valorização e do cuidado com a mãe terra, assim, reafirmada por ele que, “a terra é nossa mãe”.

aula 2 corte                                                                                                                            
Ritual do Xamanismo com Levy Yanomami na abertura da Aula Magna

Com o tema da Aula “Os Xapiri e a Ciência da Floresta”, Davi Kopenawa ensinou em poucas e simples palavras que o Xapiri, sendo a alma da montanha, da floresta, entre outros significados, também a arte do Xamã, o médico que cura a família, aquele que não vive em lugar poluído. Xapiri vive na montanha, nas serras como a do Pico da Neblina, Serra da Lua, Raposa Serra do Sol e outras regiões serranas do Brasil, lugares sagrados e protegidos da poluição do homem, porque “Xapiri, é limpo”.
O Xamã Davi Kopenawa, conhecido mundialmente pela defesa da floresta amazônica, como ele sempre diz “pulmão do mundo”, se mostrou preocupado com a ameaça de extinção do povo Yanomami e pediu ajuda da sociedade para proteção do povo e terra Yanomami, fortemente, ameaçado pela mineração que cada vez mais destrói os rios, floresta, causa doença os índios Yanomami. Pediu não só ao povo Yanomami, mas aos povos indígenas do Brasil.


Após a fala do líder Yanomami, teve perguntas e com a ajuda do filho, o jovem líder Dário Vitório Yanomami e do Reitor Jefferson Fernandes, Davi Kopenawa interagiu com os estudantes, pesquisadores, professores e demais presentes no evento.
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) sendo pioneira no Brasil na formação superior indígena, a partir da criação do Instituto Insikiran há mais de 10 anos, também acumula pioneirismo tendo o primeiro Reitor indígena, o professor doutor Jefferson Fernandes do Nascimento. Para ele, o mais marcante com a presença do líder Davi Kopenawa é o encontro do saber tradicional e o científico, lembranças que ficam na memória da nova geração de estudantes.

O evento contou com a presença de lideranças indígenas, representantes de organizações indígenas, entidades sociais, indigenistas, artistas, estudantes,  e público em geral. Entre os representantes de organizações indígenas, também houve a presença dos coordenadores do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Mario Nicacio e Ivaldo André.  

Presença de Ailton Krenak no evento
                                                                       
aula 12                   
O escrito e líder Ailton Krenak na companhia do artista plástico Jaider Esbell

O evento foi prestigiado pelo escritor e renomado líder político e intelectual indígena Ailton Krenak, que também tem agenda nas atividades de abertura do semestre 2016.1 da UFRR.
Na quarta-feira, 18, a partir das 18h30, Ailton Krenak e Davi Kopenawa, participarão da mesa “conversa com os autores indígenas”. Em seguida, o lançamento do seu livro “Encontros”.   

Fonte: Ascom/CIR
Fotos: Mayra Wapichana