História dos Yanomami

Survival International: Os Yanomamis

Mineração, pecuária e caos no atendimento à saúde ameaçam os Yanomami

Há milhares de anos, os Yanomami vivem prosperamente na floresta amazônica.

Atualmente, os índios vivem em difícil situação, pois o governo não consegue protegê-los de invasões criminosas, ataques e doenças.

Leia mais no site da Survival International: http://www.survivalinternational.org/povos/yanomami


Introdução
Kami Yamaki Urihipë, Nossa Terra-Floresta

Fonte:
http://pib.socioambiental.org/pt/povo/yanomami

Para os Yanomami, urihi, a terra-floresta, não é um mero espaço inerte de exploração econômica (o que chamamos de “natureza”) Trata-se de uma entidade viva, inserida numa complexa dinâmica cosmológica de intercâmbios entre humanos e não-humanos. Como tal, se encontra hoje ameaçada pela predação cega dos brancos. Na visão do líder Davi Kopenawa Yanomami:

"A terra-floresta só pode morrer se for destruída pelos brancos. Então, os riachos sumirão, a terra ficará friável, as árvores secarão e as pedras das montanhas racharão com o calor. Os espíritos xapiripë, que moram nas serras e ficam brincando na floresta, acabarão fugindo. Seus pais, os xamãs, não poderão mais chamá-los para nos proteger. A terra-floresta se tornará seca e vazia. Os xamãs não poderão mais deter as fumaças-epidemias e os seres maléficos que nos adoecem. Assim, todos morrerão."


Contato Direto

Conheça a Hutukara, associação yanomami

Outras leituras visite: 
http://pib.socioambiental.org/pt/povo/yanomami


O massacre dos Yanomami de Haximu, por Bruce Albert

Foi genocídio!, por Luciano Mariz Maia

Yanomami discutem seus problemas em Assembléia, carta aberta redigida pela comunidade Watoriki (Demini), sob liderança de Davi Kopenawa Yanomami

Descobrindo os Brancos; Os pés do sol pisaram a floresta; Sonhos das origens, por Davi Kopenawa Yanomami

Xawara - O ouro canibal e a queda do céu, entrevista com Davi Kopenawa Yanomami

 



 

Nós Yanomami somos filhos de Omama, o nosso criador. Formamos uma sociedade de caçadores-agricultores moradores da floresta tropical. Nossa terra fica situada entre os estados do Amazonas e Roraima e cobre, aproximadamente, 9.664.975 ha (96.650 km²). Também temos parentes Yanomami na Venezuela, o nosso povo habita a região entre os rios Orinoco e Amazonas.

A nossa população total no Brasil e na Venezuela, é estimada em cerca de 26.000 pessoas. No Brasil, somos aproximadamente 17.000 Yanomami, distribuídas em cerca de 300 comunidades segundo o censo da Fundação Nacional de Saúde, realizado em 2008.

Os lingüistas classificam quatro subgrupos que falam línguas da mesma família (Yanomae ou Yanomama, Yanomami, Sanöma, Yawari, Waika, Yanomami, Xirixana e Ninam). Entre nós reconhecemos um conjunto cultural e lingüístico composto de nove línguas Yanomami e a língua Ye’kuana que também está presente em nosso território.